Reservas em Hoteis de Fortaleza
 

Fortaleza... o destino escolhido por mais de médio milhão de turistas brasileiros e estrangeiros a cada ano.

 
Gastronomia em Fortaleza...

A Gastronomia em Fortaleza é tipicamente nordestina; baseia-se, fundamentalmente, na pesca, na pecuária e em algumas culturas agrícolas. Da pesca sobrevêm a lagosta, as inúmeras variedades de peixes, o camarão, o caranguejo e pratos como a peixada, o camarão ensopado ao alho e óleo, o caranguejo cozido, as patinhas à milanesa e o casquinho de caranguejo. Da produção agrícola destacam-se a macaxeira, a batata-doce, o coco e o milho, responsáveis pelos bolos, cuscuz, mungunzá, canjica, pamonha, pé-de-moleque e o próprio milho cozido ou assado. O feijão e o arroz oferecem um dos pratos mais típicos da região: o baião-de-dois com manteiga e queijo de coalho.
Da cana-de-açúcar,
o nutritivo caldo, a popular rapadura, mas é a cachaça o principal produto degustativo. A carne seca, herança do ciclo do couro, é aproveitada no preparo da paçoca, batida no pilão com a farinha de mandioca e, assada, acompanha o baião-de-dois. A panelada, a buchada, o sarrabulho ou sarapatel são ainda exemplos de  pratos salgados difundidos no Estado.

Gastronomia - Fortaleza - Feijoada

Gastronomia Fortaleza - Baião de dois

A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares. 
Das frutas tropicais,
caju, mamão, coco, manga, goiaba, maracujá, graviola, jaca, abacate, sapoti, murici, cajá, dentre outras, são elaborados doces, sucos e sorvetes. E como sub-produtos do caju ressalte-se a cajuína e a castanha, industrializada ou de produção caseira.
Frutos do mar são outro ingrediente de pratos típicos da cozinha fortalezense, tais como moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo. O camarão também é uma iguaria bem degustada em pratos como o "arroz de camarão" ou "bobó de camarão".
Os polos gastronômicos, da Varjota, Praia de Iracema e a Avenida Beira Mar são os locais com maior diversidade de restaurantes de cozinhas diversificadas de várias nacionalidades, além de pizzarias, churrascarias, lanchonetes, cozinhas contemporânea e regional. Outro polo gastronômico fica no sul de Fortaleza, na divisa com Eusébio, nas tapioqueiras, um centro de vendas com vários restaurantes especializados no preparo desta que é uma das comidas típicas do Nordeste, a tapioca.

Frutos do Mar: Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a "peixada cearense" (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade, dos mais simples aos mais sofisticados. 
Símbolo da culinária cearense, a lagosta é outro produto do mar muito requisitado pelos turistas. O Ceará é o maior exportador brasileiro do produto, sendo Fortaleza reconhecida nacionalmente como o local onde se prepara a melhor lagosta do pais. Outros crustáceos bastante consumidos são o caranguejo, siri e a ostra. O turista pode degustar saborosos pratos com esses ingredientes em restaurantes ou, se preferir, em ambiente descontraídos, tendo como cenários os coqueiros e a brisa do mar nas barracas instaladas ao longo da orla marítima. 
Servido de formas variadas, o camarão também é muito apreciado pelos visitantes. Normalmente, os pratos com camarão são baseados nas receitas nordestinas como "camarão no leite de coco", a "caldeirada" (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos), e o camarão ao alho e óleo. 

Gastronomia - Fortaleza - Lagosta cearence

Gastronomia Fortaleza - Carne do Sol

Do Sertão: Arroz, feijão, manteiga e queijo combinam para fazer um dos pratos mais populares: o baião-de-dois. Do sertão vem, também, a carne de sol com paçoca ou macaxeira. A carne é utilizada para preparar a paçoca, um prato feito à base de carne seca torrada e pisada no pilão com farinha e cebola. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o guizado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com coalhada. 
Nem só de carne e frutos do mar se alimenta o povo cearense. Na sua mesa, são encontradas várias
guloseimas, apropriadas para o café da manhã ou na tradicional "merenda" (expressão tipicamente nordestina). Das casas de farinha, vêm as tapiocas (preparadas com goma e coco ralado), o grude (também feito com goma e coco ralado) e a rosca de goma. Nos engenhos de cana de açúcar, são feitos o nutritivo caldo de cana e a popular rapadura. 
Culinária é arte de preparar alimentos saborosos. Restaurantes típicos de Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte. Aqui  você encontra os melhores de Fortaleza de acordo com pesquisa feita na cidade com políticos, socialites, empresários, público em geral e turistas é claro.

Recomendamos

A Melhor Feijoada - Mucuripe: No sábado, o restaurante Mucuripe ganha decoração tropical, com frutas, arara de madeira, tucano e folhas de bananeira. Nesse dia é servida a tradicional feijoada  com oito tipos de carne, preparados em caldeirões de ferro. Eleita a melhor da cidade, a feijoada atrai políticos, artistas e socialites. Além da famosa iguaria, o bufê apresenta mais quinze pratos quentes, saladas, grelhados, massas, pães e frios.
Avenida Beira-Mar, 3980, Mucuripe,  466-5000 (80 lugares). 6h/10h (seg. a dom.); 12h/15h (seg. a sex.); e 12h/4h (sáb.). Cartões: todos. Estacionamento.
O Melhor Pescado - Al Mare: Ao entrar neste restaurante, a impressão que se tem é de estar em um verdadeiro cruzeiro. Toda a decoração lembra o interior de um navio. A iluminação indireta e as janelas de vidro que cercam as mesas formam o ambiente propício para casais apaixonados. A vista única do mar da Volta da Jurema completa o clima. A sugestão de prato principal é a fondue de lagosta e camarão iracema (R$ 34,90). A iguaria é flambada no champanhe e creme de caju. Acompanhe-a com um bom vinho branco.
Avenida Beira-Mar, 3871, Meireles,  263-3888/1817 (270 lugares). 12h/0h (seg. a dom.). Cartões: todos. Estacionamento.

O Melhor Lagosta - Cemoara:
Sempre muito bem cotado este restaurante dos mesmos proprietários do Restaurante Nostradamus, o casal Darli e Filipe Baião, apresenta decoração elegante e sóbria, com cadeiras de cipó e toalhas de mesa e cortinas em tons pastel. Aqui, o atendimento eficiente e a comida de primeira justificam os preços elevados. Todas as lagostas servidas aqui são do tipo exportação, com o tamanho recomendado pelas autoridades ambientais (R$ 105,00 o quilo).
Avenida Abolição, 3340, Meireles,  263-5001/5333 (120 lugares). 12h/0h (dom. a qui.) e 12h/2h (sex. e sáb.). Estacionamento c/manobrista.

Os Melhores Regionais - La Na Roça:
Mesmo distante da cidade, é um dos melhores. Funciona em um sítio, decorado com adereços sertanejos como chão de pedra e bancos de madeira. Logo na entrada, uma cortesia: cachaça em tonéis. O self-service de comidas da terra faz sucesso. No domingo, o cardápio vai inteiro para as panelas de barro, com 24 variações de carne e catorze guarnições. Depois da refeição, descanse nas redes dispostas no redódromo ao fundo do restaurante.
Avenida Eusébio de Queiroz, 4425, Eusébio,  260-2424 (194 lugares). 7h/15h (seg. a qui.); 7h/22h (sex. e sáb.); e 7h/20h (dom.) Estacionamento.
Culher de pau:
Com comida caprichada e saborosa este restaurante destaca-se na culinária regional. A unidade da Varjota é a mais concorrida, com decoração simples e cadeiras de plástico. Do cardápio variado saem de frutos do mar a carne-de-sol com tempero especial. O sirigado alto-mar é novidade no cardápio, com molho de maracujá e requeijão. Para sentir o sabor da terrinha, peça a carne-de-sol completa, com baião e paçoca.
Rua Frederico Borges, 204, Varjota,  267-3773 (380 lugares). 11h/2h (seg. a dom.). Cartões: todos.
Rua dos Tabajaras, 412, Praia de Iracema,  219-3605 (200 lugares). 18h/1h (seg. a dom.). Cartões: todos.  Estacionamento.

 

Web Contents

©2008-2013 Portal Fortaleza - CE
Destino relacionado
Cumbuco