Reservas em Hoteis de Fortaleza
 

Fortaleza... o destino escolhido por mais de meio milhão de turistas brasileiros e estrangeiros a cada ano.

 
As Praias de FORTALEZA
Atrativos Naturais: As Praias

Praias de Fortaleza: tem aproximadamente 25 km de praias urbanas onde as águas do mar turquesa formam um cenário impressionante com todos os arranha-céus. Para atender à demanda turística, a capital do Ceará investiu em uma enorme infraestrutura de modernos hotéis, restaurantes e opções de lazer, principalmente na região à beira-mar. Do Norte para o Sul, as principais praias urbanas de Fortaleza são: Iracema, Meireles, Mucuripe e Praia do Futuro.
Praia de Iracema:
Iracema (a praia dos boêmios)  é a que fica mais próxima do centro. Limitada à sua direita por um quebra-mar que a divide com a Praia do Meireles. Do lado esquerdo, termina na Ponte dos Ingleses (Metálica), antigo porto da cidade. Com a maior concentração de restaurantes, boates e bares é otima para quem gosta da noite (na rua dos Tabajaras fica a maior quantidade de estabelecimentos). Lá a animação começa ao entardecer e vai até de madrugada.  O Centro Cultural Dragão do Mar, assim como a boate Pirata, referências da cidade, ficam em Iracema. Para muitos casais, a noite começa com o pôr-do-sol na "Ponte dos Ingleses". O pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, na Praia de Iracema, é um programa obrigatório para quem visita a cidade. A nova estátua de Iracema faz alusão à história da índia de mesmo nome, retratada no romance do escritor José de Alencar. Assim como Mucuripe e Meireles, a praia de Iracema não é recomendada para banho no mar; tanto pela existência de recifes como pela qualidade da água. A melhor praia urbana de Fortaleza para banhos de mar é a Praia do Futuro.

Praia de Meireles: A Praia do Meireles está localizado entre a Iracema e a do Mucuripe. Também fica na Avenida Beira Mar, e nela está contida alguns dos melhores hotéis de Fortaleza. Há restaurantes especializados na cozinha nacional e internacional, como japonês, italiano, fast food e "barracas" ao longo da beira mar. Meireles é a mais procurada para passeios e caminhadas . Esse trecho da praia tem calçada larga e vários pequenos estabelecimentos comerciais e turísticos, como restaurantes, quiosques, postos de informação. A Feirinha de Artesanato, que é armada todos os dias a partir do entardecer, é sua grande atração. Fortaleza é um excelente local para comprar artesanato; em diversos locais do Nordeste, a produção de artesanato ainda são meio de vida, e as técnicas são repassadas de pai para filho. Artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato (madeira, cerâmica, tecidos), de alta qualidade, e vendem por preços relativamente baixos. A Feirinha da Beira-Mar, ou Feirinha do Náutico em Fortaleza, é um dos pontos mais tradicionais de visitação de turistas. Ela é composta de algumas centenas de pequenas barracas que são montadas e desmontadas todos os dias.

Praia de Mucuripe: Mucuripe (a praia das jangadas) fica adjacente à Praia do Meireles. Caminhando pelo calçadão, você vai ver uma grande frota de "jangadas" com velas coloridas, que são pequenos barcos de pesca alinhados na praia e utilizadas como meio de vida pra sustento de diversas famílias de pescadores. Dependendo do horário, pode-se ver os jangadeiros ajudando-se mutuamente no trabalho manual (utilizando tábuas roliças) de levar as jangadas para o mar e de volta para a areia. É um lindo espetáculo de cooperação e trabalho em equipe. A praia de Mucuripe abriga o Museu do Farol, inaugurado em 1846, o farol funcionou por 111 anos, até ser desativado em 1957. É do Mucuripe também que partem os passeios de barco. Fica no final da Avenida Beira Mar, onde está localizado um mercado de peixes com aproximadamente 20 barracas. Lá é aonde as pessoas vêm de toda a cidade para comprar peixe, lagosta, lula e camarão, tudo fresquinho. É aqui que muitos jangadeiros vendem a pesca, o que significa que o mercado é provavelmente o lugar em Fortaleza onde se encontra o mais fresco e mais barato peixe da cidade. Além de algumas barracas onde se pode pedir, por um custo fixo de R$ 5, que se prepare o produto que se compra no mercado (fritura no alho e óleo).

Praia do Futuro: A grande vedete do litoral de Fortaleza é a Praia do Futuro (a predileta dos banhistas), a única onde se pode tomar banho de mar sem preocupações - o trecho urbano da orla não costuma ser adequado para nadar por causa da poluição das águas.
Fica ao longo da Avenida Dioguinho, no sudeste da cidade e é a mais popular de Fortaleza, famosa por sua comida típica (caranguejos, peixe frito e cozido de peixe chamado peixada) e música ao vivo (jazz, blues e MPB). Além do sol garantido, do mar e de muito agito, a Praia do Futuro também tem as famosas barracas da Avenida Zezé Diogo, que contam com infraestrutura para realização de shows de bandas de forró. Toda quinta-feira a noite, acontecem as já tradicionais caranguejadas. Lá, a palavra de ordem é diversidade.Uma das barracas tem até um pequeno parque aquático para a criançada brincar enquanto os pais curtem uma caipirinha.
A Praia do Futuro, com aproximadamente 7 km de extensão, é a preferida por surfistas e banhistas. Tem águas límpidas e ondas mais fortes que as outras praias.  Aliadas ao vento, as ondas propiciam ambiente ideal para os amantes do kitesurf. Quem gosta de futebol e frescobol, uma espécie de tênis na areia, encontra na extensa faixa de areia o local adequado para a prática desses esportes.

Canoa Quebrada

Jericoacoara
Cumbuco
 

Web Contents

©2010 - 2013 Portal Fortaleza - Ce
Cumbuco